top of page

MANGUEBOY E MANGUEGIRL

  • alexsandrorbarros
  • 10 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jun. de 2019

Hoje, Os mangueboys e manguegirls são indivíduos interessados em hip-hop, colapso da modernidade, Caos, ataques de predadores marítimos (principalmente tubarões), moda, Jackson do Pandeiro, Josué de Castro, rádio, sexo não-virtual, sabotagem, música de rua, conflitos étnicos, midiotia, Malcom Maclaren, Os Simpsons e todos os avanços da química aplicados no terreno da alteração e expansão da consciência.” (Trecho de “Caranguejos com cérebro”).



As principais influências regionais do manguebeat, como estão destacadas no trecho do manifesto acima, foram Jackson do Pandeiro e Josué de Castro, mas também Mestre Salustiano, Ariano Suassuna e Quinteto Armorial.


As principais bandas que lideraram esse movimento em Recife foram “Chico Science e Nação Zumbi”, liderada por Chico Science, e “Mundo Livre S/A”, liderada por Fred Zero Quatro. Esses dois líderes, sobretudo Chico Science (Francisco de Assis França) – que morreu prematuramente em 1997, aos 30 anos –, mostraram grande capacidade de articulação em meio às tradições culturais do Nordeste. Chico Science incorporou muitos elementos do maracatu rural em suas músicas, tanto em componentes melódicos quanto nas letras, além de, frequentemente, fazer apresentações vestido com a colorida fantasia de caboclo do maracatu.


Mariana Manguegirl , Olinda- PE

O “cheiro sujo” do mangue, “onipresente” na cidade, foi a metáfora que o manguebeat encontrou para escancarar os problemas de Recife e do Nordeste. Na segunda metade da década de 1990, os representantes desse movimento já haviam conseguido expandir sua arte para o Brasil todo, bem como para outras regiões do mundo.


Como pudemos perceber o movimento Manguebeat canalizou uma diversidade de identidade, estilo, moda e estética no Recife, é justamente essa diversidade que foi defendida pelo movimento. Diante das leituras sobre o movimento manguebeat percebi quase que unanime, os autores falarem que o movimento começou a surgir através de festas no qual os mangueboys e manguegirls mobilizaram para dar vida a cidade caótica.










Commenti


bottom of page